DICAS DA LE BRASIL PARA UMA LEITURA EFICIENTE.

  • Paradigmas na leitura

Compreensão: é o maior benefício proporcionado pelos treinamentos diários das técnicas. É importante encontrar uma velocidade de leitura que concilie a compreensão e a quantidade de conteúdos assimilados. Existe um ponto de equilíbrio que você aprenderá a encontrar e que mudará com a evolução dos treinamentos.

Concentração: a prática dos treinamentos desenvolve significativamente o poder de concentração e a habilidade de ler com maior velocidade, sem prejuízos à compreensão. Cantar e contar em alguns momentos, durante os treinos, ajudará a desenvolver a concentração.

Velocidade de leitura: não há a sensação de pressa ao ler. Os treinamentos proporcionam o aumento da velocidade de leitura naturalmente, além dos outros benefícios. Ao ler, você precisa relaxar e sempre visar à compreensão, lendo o mais rápido que puder, mas sempre mantendo o entendimento do que é lido.

  • Aplicação das técnicas

Recomenda-se que os treinamentos sejam praticados diariamente (7 dias na semana), por um período mínimo de 20 minutos, sendo:

  1. Quanto mais você treinar, mais sentirá os benefícios em ler com maior velocidade, compreendendo muito melhor e com mais concentração;
  2. Cante e conte durante os treinos, em alguns intervalos de tempo (não o tempo todo), isso ajudará a reduzir a vocalização (falar ao ler)

 

  • Antes de treinar siga os passos
  1. Alongamento (pescoço, braços e costas)
  2. “Esquente” os olhos (com as mãos)
  3. Faça 3 respirações do tipo 6x3x6:
  4. 6 segundos Inspirando (devagar)
  5. 3 segundos segurando o ar nos pulmões
  6. 6 segundos Expirando (devagar)

 

  • Como evitar tontura e dor nos olhos

Respire fundo, sempre!!!

Para evitar dores de cabeça, respire fundo durante todo o treinamento, inspirando e expirando profundamente

No início, os treinamentos podem exigir um nível de concentração e energia mental considerável, fazendo com que você fique tão focado em seguir as regras: ler, acompanhar os toques, cantar e contar, que se esqueça de respirar. Como consequência, inala menos quantidade de ar e de forma mais superficial, trazendo menos oxigênio novo e eliminando menos gás carbônico dos pulmões, o que reduzirá o nível de oxigenação cerebral

Pisque os olhos à vontade: não tente mantê-los abertos, sem piscar

Os olhos podem levar algum tempo para se acostumarem com a movimentação mais ágil e regulará o fluxo lacrimal aos poucos

Se sentir dores nos olhos ou de cabeça, faça pausas, feche um pouco os olhos, mas persista no treinamento, pois os benefícios compensam o esforço.

  • Facilitando o treino

Treine todos os dias com amigos, família e companheiros de caminhada nos concursos, em horários definidos

Para tornar os treinos mais agradáveis, ouça música, junto com os toques

Treinamentos contínuos trazem melhores resultados, mas há a possibilidade de realizar treinos curtos e em horários distintos (manhã, tarde e noite)

 

  • Freios de mão da leitura

 Vocalização (falar ao ler):

Erro: Muitos alunos têm o hábito de estudar lendo em voz alta, justificando obterem um maior nível de concentração ou sob o dito popular “quem lê falando, aprende duas vezes”.

Acerto: quando as técnicas de Leitura são apreendidas e exercitadas, proporcionam uma absorção dos conteúdos com muito mais velocidade e intensidade

Divagar ao ler (voar, pensamento distante): a mente humana tem uma capacidade ilimitada e funciona como uma criança hiperativa que precisa ter uma carga de ocupação suficiente para não dispersar.

Os treinamentos de leitura permitem que a quantidade de informações assimiladas, com qualidade, seja suficiente para manter o foco e a concentração.

TOPO
Formatos Comunicação