Dia do Escritor 25/07

Dar asas ao pensamento e à criatividade, sendo capaz de transportar as pessoas para outros mundos e outras épocas. Transmitir informações, despertar o censo crítico, fazer aflorar emoções e formar opiniões. Cultivar o lado lúdico e ajudar a desenvolver o gosto pela escrita e pela leitura.

Estes são os papéis dos escritores, que hoje comemoram o seu dia. De forma profissional ou não, eles são pessoas que dedicam boa parte do tempo às letras, muitas vezes fazendo da escrita algo apaixonante e essencial em suas vidas.

“Tecnicamente, o escritor é uma pessoa que publica livros e tem uma relação direta com o ato de escrever. Porém, ser escritor é muito mais do que isso. Muitos escritores, assim como eu, fazem da literatura sua vida e não conseguem mais viver sem escrever. A grande maioria começa como leitores e acaba fazendo da leitura algo vital.

Em um país em que as pessoas leem muito pouco, ser escritor também é um desafio. Segundo um levantamento do Instituto Pró-livro, o brasileiro lê, em média, 1,3 livro por ano. A quantidade é considerada bastante pequena.

“Hoje, existem muitos projetos de incentivo à leitura, mas mesmo assim as pessoas leem pouco. Ao contrário do que se possa pensar, isso não deve ser encarado como um desestimulo aos escritores, mas sim como um desafio”, afirma a escritora curitibana Adélia Maria Woellner, que tem dezenove obras lançadas.

Vamos citar 5 autores curitibanos essenciais, de diferentes áreas, como dicas de leitura não só para os curitibanos, mas para todo o Brasil. Uma ótima maneira de todos conhecerem um pouco mais da cultura de uma cidade tão querida no Brasil. Parabéns, a todos os escritores!

Confira os autores.

Paulo Leminski

Paulo-LeminskiPaulo Leminski Filho nasceu em 24 de agosto de 1944 em Curitiba. Conhecido como “Besta dos Pinheirais”, ele era uma verdadeira força da natureza. Além de poeta, foi escritor, tradutor e professor. É autor de biografias sobre Cruz e Sousa e Trotsky. Leminski também compôs letras de música em parcerias com Caetano Veloso e o grupo A Cor do Som. E, ainda por cima, era faixa preta de Judô. Faleceu em 1989, deixando um legado de poesia, lirismo e fúria. Entre suas obras de destaque estão Toda poesiaCaprichos & relaxos e Distraídos venceremos.

 

 

 

Dalton Trevisan

   O autor nasceu no dia 14 de junho de 1925. Formado em Direito, exerceu a função de repórter policial e crítico de cinema. Em 1945, um acidente com um forno de uma olaria quase terminou com a vida de Trevisan. Em 1950, o escritor vai para a Europa, casa-se em 1953, tornando-se pai de duas filhas. É reconhecido como um dos mais importantes contistas da literatura brasileira por grande parte dos críticos do país. É avesso a entrevistas e a exposições em eventos públicos, por isso é raramente visto ao vivo. Por esse motivo recebeu a alcunha de “Vampiro de Curitiba”, nome de um de seus livros. Já teve livros traduzidos para diversos idiomas, como o inglês, o espanhol e o italiano. Na Hungria, alguns de seus contos inspiraram uma série de TV. No Brasil, alguns textos foram adaptados para o cinema e a TV. Hoje, com 90 anos, continua produzindo seus livros normalmente. Entre seus muitos livros, destacamos O Vampiro de CuritibaNovelas nada exemplareseCemitério de elefantes.

 

Luís Henrique Pellanda

pellanda-470x260Pellanda é um cronista e contista brasileiro. Formado em jornalismo, trabalhou em diversos jornais, como a Gazeta do Povo e o Primeira Hora. Foi subeditor e colunista do Rascunho Literário, publicação mensal com foco em literatura, e e cronista do site de crônicas Vida Breve. Seu primeiro livro O macaco ornamental foi segundo lugar no Prêmio Clarice Lispector 2010, categoria Conto. Já a obra Nós passaremos em branco foi finalista do Prêmio Jabuti de Literatura, em 2012. Também participou, como organizador, de As melhores entrevistas do Rascunho. Tem ainda entre seus trabalhos,  Asa de sereia e Detetive à deriva.

 

Manoel de Oliveira Franco  Sobrino

Manoel de Oliveira Franco Sobrinho

Nascido em 11 de janeiro de 1916, Manoel foi um advogado, juiz, jornalista, administrador público, político, professor e escritor que atuou na própria cidade de Curitiba, escrevendo vários livros na área jurídica. Faleceu em 2002. Com muitos livros técnicos publicados, destacamos DesapropriaçãoFundações e empresas públicas e A prova administrativa.

 

Tasso da Silveira

Resultado de imagem para tasso da silveira

O poeta Tasso da Silveira nasceu em 1895 e faleceu em 1968. Formado em Direito, no Rio de Janeiro, é considerado um dos representantes da ala espiritualista do modernismo, ao lado de Cecília Meireles eTristão de Ataíde. Estreou como poeta com Fio d’água(veja no link exemplar raro), em 1918. Entre suas obras mais famosas estão A egreja silenciosaCanções a Curitiba e outros poemaseDiálogo com as raízes.

TOPO
Formatos Comunicação