ADRIANO KENN ICHI ARAÚJO CALDAS

3180 palavras por minuto

Me chamo Adriano Kenn Ichi Araújo Caldas, sou estudante de direito. Conheci a LE Brasil através da Vanderléia, que divulgou o método na Escola de Direito da PUC-PR.

Minha velocidade inicial foi de 176 palavras por minuto e com compreensão de 60%, terminei o curso com uma velocidade de 3180 palavras por minutos e uma compreensão de 100%. Na minha vida prática, a maior contribuição do método foi o ganho de tempo ao realizar leituras, disciplina nos estudos e um raciocínio lógico-dedutivo mais veloz.

Para mim, os maiores desafios no decorrer destes meses foram: ter disciplina, ter motivação e manter o meu propósito claro.

Em relação à disciplina, o método exige 14 práticas semanais, ou seja, 2 práticas diárias, com um intervalo mínimo de 3h entre elas, algo que nem sempre é fácil nesse ritmo maluco em que a maioria de nós vivemos. Muitas vezes, quando não tinha a oportunidade de realizar uma prática de manhã ou à tarde, ao chegar em casa à noite, uma das primeiras coisas que eu fazia era a primeira prática, para que a segunda não fosse realizada de madrugada.

Há também, a questão da dificuldade técnica, pois com o passar dos níveis, ela só aumenta. Por isso, nestes momentos é necessário ter uma forte motivação ao fazer os exercícios do método.

A minha motivação estava relacionada com o meu propósito, pois como pretendo seguir a área jurídica, tenho que buscar formas de ser o mais eficiente possível ao realizar leitura. Pois, o Brasil possui milhares de leis nos três níveis: federal, estadual e municipal. Se somando a isto, os juristas devem consultar normas administrativa, jurisprudência e literatura especializada.

Se fosse possível contabilizar tudo, seria algo na cifra de milhões de documentos que compõem o nosso ordenamento jurídico. Fora que, além de ler e entender as norma jurídicas, deve-se dirimir os conflitos que possam existir entre elas, interpretá-las e aplicá-las ao caso concreto. Ou seja, tudo isso pode demorar muito tempo e foi justamente a minha vontade de “ganhar tempo” que foi o meu principal propósito, que alimentava a minha motivação diária no decorrer do curso.

A atuação da professora Adriana foi fundamental para que eu alcançasse meu objetivo, pois ela possui uma ótima didática e uma paciência que parece que não tem fim. Outro ponto positivo é a flexibilidade de horários para se realizar as aulas. o que foi muito bom no meu caso.

Em relação ao futuro, pretendo aplicar  a técnica aprendida de forma mais eficiente no meu ramo de atuação e assim, ser um melhor profissional.

Curitiba, 16 de julho de 2018.

 

ADRIANO KENN ICHI ARAÚJO CALDAS

TOPO
Formatos Comunicação