Charles Gomes de Souza Miranda

2454 palavras por minuto

Saudações,

Meu nome é Charles Gomes de Souza Miranda, 39 anos, moro em de Belém-Pa, bacharel em Direito e trabalho como servidor público estadual no Tribunal de Justiça-PA. Conheci o curso Leitura Eficiente por meio das redes sociais e me interessei pela proposta, tinha o objetivo apenas de aprimorar o meu Hobby, consumir literatura Geek como Senhor do Anéis, Duna, A Guerra dos Tronos e outros títulos que vinham surgindo, mas o tempo de lê-los era escasso.

Sou servidor há quase 10 anos e achava que era bastante familiarizado a fazer a leitura de grandes quantidades de páginas por dia. No início do curso, minha média era de 137 palavras por minuto, cheguei até comentar com a monitora que se eu atingisse a média de 500 palavras/minuto já me daria por satisfeito, pois o meu objetivo era apenas fazer minhas leituras de livros de cultura geek e nada mais.

Com o avançar do curso e evolução dos exercícios percebi que o volume de leitura no trabalho começou a aumentar o que contribuiu com o aumento da minha produtividade e sem muito esforço. Tive essa percepção quando passei a atingir minhas metas diárias, semanais e mensais sem ficar esgotado. Isso me estimulou a praticar mais e ser persistente, principalmente quando tinha que praticar os exercícios mais difíceis.

Na reta final do curso, comecei a testar as técnicas em variadas leituras, e ao perceber que poderia usar não apenas para fins de lazer, comecei a testar para fins de leitura de livros técnicos, se teria a mesma eficiência, e teve. Quando percebi que poderia também utilizar as técnicas para multiplicar minha capacidade de estudo decidi voltar a estudar para concurso público, que havia abandonado há alguns anos por acreditar que já tinha atingido minha capacidade de leitura em curto espaço de tempo.

Durante as provas de concurso, sentia muita tontura e quando terminava ficava extremamente exausto. Para superar essa dificuldade, meus estudos eram basicamente por videoaulas, e buscava selecionar o máximo de técnicas que não passassem pela leitura de grandes volumes escritos, contudo, não tinha como fugir das provas objetivas, elas eram um martírio, devido forçar muito a leitura.

Após o curso, mais confiante e vendo que tinha se aberto um novo horizonte de possibilidades, criei coragem, matriculei em um cursinho, que além de videoaulas tem uma quantidade considerável de material escrito para quem prefere. E hoje prefiro consumir material escrito que assistir videoaulas.

Atualmente, mesmo após um dia de trabalho me sinto em condições de estudar cerca de 150 a 200 páginas de material por dia, fazendo estudo ativo, com marcações e comentários, produzindo material de qualidade para melhorar os meus estudos, como nunca havia feito. E após tudo disso, no final do dia ainda tenho condições de fazer mais 30 minutos de leitura de lazer. A propósito, terminei o curso fazendo 2.454 palavras por minuto, muito além do esperado, hoje posso dizer: sou um leitor realizado.

 

Belém, 25 de Agosto de 2021

 

Charles Gomes de Souza Miranda

TOPO
Formatos Comunicação