00:00:00
Iniciar

Nascido na Inglaterra, Richard Owen era um cientista que gostava de estudar a anatomia dos animais, tendo também pesquisado muito a respeito dos já extintos. Owen foi o primeiro a dar nome aos dinossauros, estes gigantescos animais classificados no grupo “Dinossauria”. A palavra “dinossauro”quer dizer “lagarto terrível”.

Os dinossauros pertencem à infraclasse dos arcossauros, que significa “répteis dominantes”. São semelhantes a outros répteis visto que também são vertebrados, ovíparos e sua pele, coberta por escamas é impermeavel. No entanto, se diferenciam deles porque não possuem as patas voltadas para os lados do corpo, mas, sim, para baixo, o que lhes permite caminhar eretos em vez de rastejar. Esta distinção se dá porque, a exemplo dos mamíferos, eles possuem o oso sacro, que é composto por várias vértebras soldadas, sobre o qual se insere a pélvis, permitindo que eles se sustentem erguidos. Esta diferença é justamente a base para sua classificação. Os dinossauros classificam-se pela estrutura dos quadris em: saurisquianos (cintura pélvica de réptil) e ornitisquianos (pélvis de ave). Os primeiros tem o osso pélvico voltado para a frente, e os segundos, para trás.

Nem todos os dinossauros são gigantes como os que vemos nos filmes, de fato há uma grande variedade deles. Por exemplo, os primeiros, chamados Plesiosauros eram répteis marinhos de dois metros de comprimento, com nadadeiras parecidas com as de tartaruga. Outros desenvolveram em suas extremidades dianteiras uma especie de asas com forma de pinças, o que permite pensar que os dinossauros são antepassados das aves.

Em geral, os saurisquianos eram os maiores, porém, até mesmo os menores dinossauros já eram maiores do que qualquer outro animal do seu hábitat. O mais alto e pesado dos dinossauros cujo esqueleto completo foi recuperado é o Brachiosaurus, cujo nome significa “lagarto-braço”. O esqueleto do animal foi descoberto na Tanzânia, em 1907; sua altura era de 12 metros e seu peso provável variava entre 30 e 60 toneladas. O Supersaurus teria alcançado 40 metros de comprimento, enquanto o mais alto encontrado até hoje, o Sauroposeidon, teria aproximadamente 18 metros de altura.

O mais famoso e temivel é o Tiranosauro Rex, que media de 5 a 8 metros de altura e 13 metros de comprimento, tinha uma boca gigantesca com dentes muito longos, que lhe permitiam despedaçar e devorar em segundos presa maiores que um leão.

Ninguém sabe o motivo exato pelo qual os dinossauros desapareceram; embora haja muitas opiniões, é provável que, por seu porte, não estes tenham conseguido se adaptar às mudanças geográficas ocorridas na Terra.

00:00:00
Finalizar

Responda as perguntas abaixo sem consultar o texto e o formulário com seus dados.
Entraremos em contato com o seu resultado!

Os ornitisquianos:

Têm o oso pélvico voltado para trásNão possuem osso sacroTêm os quadris para a frenteTêm as patas para os lados do corpo

Richard Owen foi:

O primeiro a estudar os dinossaurosO descobridor dos dinossaurosO primeiro a clasificá-los e dar-lhes nomeFoi o descobridor do Tiranossauro Rex

Os dinossauros assemelham-se a outros répteis, visto que:

São vertebrados e não rastejamSão de pele impermeável e caminham para os ladosSão ovíparos e de pele impermeávelSão vertebrados e possuem osso sacro

O dinossauro mais alto encontrado até hoje denomina-se:

BrachiosaurusArqueopterixArgentinosaurusSauroposeidon

Os dinosauros marinhos chamam-se:

QuetzacoaltsBrachiosaurosSauropódesPlesiossauro

TOPO
Formatos Comunicação