00:00:00
Iniciar

Era uma vez um cientista inglês chamado Richard Owen, que gostava muito de estudar as formas dos animais. Richard foi o primeiro a dar nome aos dinossauros, estes gigantescos animais, e a agrupá-los dentro da grande família “Dinossauria”. A palavra “dinossauro”quer dizer “lagarto terrível”.

Os dinossauros pertencem, por sua vez, a outra família maior chamada de “répteis”. Eles são assim chamados porque se arrastam para caminhar, como as cobras e crocodilos. Os dinossauros se parecem a outros répteis porque são vertebrados, ou seja, porque tem ossos, põem ovos e sua pele coberta de escamas é impermeável, isto é, não se molha com a chuva, por exemplo. Porém, os dinossauros se diferenciam dos répteis principalmente porque estes não possuem patas voltadas para os lados do corpo, como a tartaruga, mas sim para baixo e por isso podem caminhar eretos, em vez de rastejar.

Durante sua existência, os dinossauros foram mudando e isso fez com que existisem muitos tipos diferentes. Alguns eram herbívoros e outros carnívoros. Por exemplo, o Hadrossauro, que quer dizer “boca de pato”, adorava as plantas da floresta, enquanto que o Oviraptor comia ovos de dinossauros e carangueijos.

O mais famoso e temido de todos é o “Tiranossauro Rex”, que media em torno de 5 metros de altura e 13 metros de comprimento; tinha uma boca gigantesca com dentes muito longos que permitiam despedaçar e devorar em segundos presas maiores do que um leão.

Ninguém sabe o motivo pelo qual os dinossauros desapareceram, embora haja várias idéias a respeito. Alguns dizem que é provavel que por seu grande tamanho não tenham conseguido se adaptar às mudanças geográficas ocorridas na Terra, outros, por sua vez, acreditam que uma pedra gigantesca teria caido na Terra, destruindo tudo.

00:00:00
Finalizar

Responda as perguntas abaixo sem consultar o texto e o formulário com seus dados.
Entraremos em contato com o seu resultado!

Qual o significado da palavra “dinossauro”?

Lagarto giganteRéptil aladoLagarto terrívelCarnívoro gigante

Os dinossauros se parecem a outros répteis, pois:

São vertebrados e não rastejamTem a pele impermeável e caminham para os ladosPõem ovos e tem pele impermeávelSão ovíparos e herbívoros

Pode-se afirmar que o Tiranossauro Rex era:

Carnívoro e herbívoroHerbívoro e ovíporoOnívoro e herbívoroOviparo e carnívoro

O Oviraptor alimentava-se com:

Leões e outros répteisPlantas e samambaiasOvos e outros animaisFolhas das grandes árvores

Richard Owen foi um cientista inglês que:

Descobriu os dinossaurosFoi o primeiro a estudar os dinosaurosClassificou os hadrossaurosFoi o primeiro a classificar e dar nome aos dinosauros

TOPO
Formatos Comunicação